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O que fazer com clientes indecisos ?

Uma das grandes dificuldades que você encontrará se estiver trabalhando em um setor de atendimento ao cliente são os clientes indecisos. Por motivos difíceis de discernir, os clientes ficam indecisos quanto a aceitar um serviço ou produto que você está oferecendo. Embora eles olhem ao redor, façam perguntas, mostrem interesse ou simplesmente não consigam decidir por vários motivos, essa indecisão pode levá-lo a uma parede.

AQUI ESTÃO 7 MANEIRAS DE LIDAR COM CLIENTES INDECISOS


ENTENDA FATORES SUBJACENTES

Na maioria das vezes, a indecisão é causada pela falta de confiança. Se o cliente tiver dúvidas e não for capaz de fornecer uma razão exata para sua incerteza, ele pode estar preocupado com o novo empreendimento pelo qual está passando.

O cliente também pode estar com indecisão se não tiver gasto o tempo necessário para elaborar seu plano, determinar seus objetivos e considerar todos os aspectos. Enquanto você está no draft, talvez exatamente o que ele pediu, ele pode não ser capaz de determinar isso porque ainda está muito atrasado.

Existem várias razões pelas quais um cliente pode estar estagnado. Faça perguntas que o levem ao fundo da questão e, em seguida, ofereça uma solução – seja dividindo o trabalho em partes menores ou permitindo que o cliente tenha tempo para recuar e se reorganizar.

SIMPLIFIQUE SUA PREOCUPAÇÃO

O maior objetivo da sua paciência com o cliente é a venda e quando você encontrar um cliente indeciso em troca de sua oferta de um serviço ou produto, tente facilitar ao máximo para eles. Em vez de persuadir e seduzir o cliente a comprar seu produto ou aproveitar seu serviço. Ajude-os a criar confiança em você e quando eles tomarem a decisão de comprar, é provável que seja de você.

GARANTA CLIENTES NERVOSOS

Quando você sentir alguma indecisão em seus clientes sobre a longevidade, qualidade, o material usado etc, mencione a eles exemplos de produtos, talvez um produto de amostra ou fale sobre comparáveis de projetos muito parecidos e construa uma base de confiança com eles. Isso irá contrariar a indecisão de se mudar.

OFERECER OPÇÕES LIMITADAS

Se você perseguir o cliente com muitas opções, pode ser avassalador. E por outro lado, uma alternativa pode parecer proibitiva. É uma linha tênue entre dar ao cliente uma pausa para fazer uma comparação e decidir (e sentir que eles têm mais controle sobre o processo) e dar várias ou poucas opções para contemplar.

DEFINIR EXPECTATIVA REALÍSTICA

Os clientes sempre terão expectativas muito altas em relação ao produto ou serviço pelo qual estão pagando. Pode ser em termos de cronograma ou orçamento. É realmente essencial definir as expectativas com os clientes desde o início e mantê-las honestas com eles.

DEFINIR UM SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO

É essencial criar um sistema, especialmente com arranjos de acompanhamento que duram meses. Sem o acompanhamento, é muito fácil que o acompanhamento necessário seja feito. Como o setor é muito competitivo, é comum que os clientes tenham um revés em sua decisão de compra. No entanto, é o sistema de acompanhamento e pontualidade que o ajudará a lidar com clientes tão indecisos. Acompanhamento duas vezes por semana e com o passar do tempo, uma vez por semana e depois uma vez por mês. Atenha-se ao que está funcionando para você.

SEJA HONESTO

A decisão é sempre sua, ser honesto e justo com seus clientes. Seja sobre suas expectativas do serviço ou do produto, resultado, quanto tempo geralmente leva para um projeto semelhante ser concluído, as coisas usadas, disponibilidade, qualquer que seja a preocupação, é bom ser sincero com eles. Isso ajudará os clientes a tomar uma decisão mais rápida. Se não for desta vez, possivelmente da próxima vez os produtos que serão adquiridos ou os serviços que serão utilizados serão seus.

Quando você tem um cliente indeciso, assuma o controle e ajude a orientar o processo para que seu cliente se sinta à vontade com sua decisão.