O conceito de venda com valor agregado é popular há vários anos.
A verdadeira questão, entretanto, é que no mercado atual, onde tantos produtos e serviços são vistos como uma mercadoria, a capacidade de agregar valor ao seu produto ou serviço é uma necessidade absoluta. Não há dúvida de que, na ausência de componentes de valor agregado, virtualmente qualquer produto ou serviço pode ser reduzido ao máximo – o preço. O problema? Quando você está vendendo apenas o preço, você nunca será capaz de vender qualquer grau de vendas de alta margem e é aí que residem a lucratividade, o crescimento a longo prazo e o sucesso de vendas.
Vamos dar uma olhada em 10 maneiras de agregar valor ao seu produto ou serviço, não importa o que você venda.
- Fornecer consultoria especializada e um nível extremamente alto de profissionalismo.
Muitas organizações de consultoria, firmas de contabilidade e até profissionais médicos recebem uma boa quantia pelo nível de aconselhamento que prestam. No entanto, para você como um profissional de vendas, para poder fornecer valor, o que você precisa fazer é entender que você deve fornecer um nível de aconselhamento que é significativamente mais alto, mais sofisticado e muito mais valioso do que o de sua competição. Isso significa um nível mais alto de sofisticação, sabedoria e compreensão sobre o que você faz.
2. Bundling e embalagem.
Não estou falando aqui apenas sobre a aparência real do seu produto ou serviço, estou falando também sobre ser capaz de reunir pacotes desejáveis, níveis de compra e uma série de benefícios agregados que são significativos em valor e são, eles próprios, um muito mais valioso do que simplesmente o produto por si só.
- Níveis de serviço.
É possível que você se diferencie não apenas fornecendo um nível de serviço mais alto, mas adicionando diferentes níveis de serviço com base no tamanho, frequência ou quantidade de compra de alguém. Por exemplo, você pode desejar ter níveis de serviço ouro, platina ou prata para os quais as pessoas se qualifiquem, estejam dispostas a pagar e receber quando fazem negócios com você.
- Programas de comprador frequentes.
Isso está vinculado ao conceito de que quanto mais alguém compra de você, mais valioso será o serviço, o preço, os benefícios e os itens relacionados que receberá. É mais ou menos como milhas de passageiro frequente com uma companhia aérea. Muitas pessoas voam milhares de milhas fora de seu caminho para permanecer em uma determinada companhia aérea apenas porque querem acumular milhas!
5. Transição e educação.
Conforme novos clientes entram em operação com sua organização, você pode querer fornecer equipes de ação ou transição para ajudá-los a utilizar melhor os produtos ou serviços que você vende para eles. Da mesma forma, quanto mais educação eles tiverem em relação a esses produtos ou serviços, mais capazes serão de utilizá-los.
- Níveis de reconhecimento e recompensa.
Isso é um pouco diferente dos programas de comprador frequente, pois, com este conceito específico por trás do valor agregado, você realmente fornece reconhecimento aos clientes ou clientes com base em sua capacidade de utilizar seu produto ou serviço, maximizar seu potencial, comprar certos níveis de você, etc. isso significa que eles próprios são reconhecidos por serem clientes excepcionais.
- Preferência qualitativa.
Com base no nível de compra, envolvimento ou interação de alguém, você fornece produtos de maior qualidade, talvez um nível de serviço mais sofisticado, pessoal dedicado, linhas telefônicas dedicadas, linhas de fax ou semelhantes, que lhes dá uma oportunidade maior de serem tratados melhor do que o cliente comum. Você pode até mesmo ser capaz de usar isso para clientes iniciais como um componente de valor agregado.
- Pessoal dedicado.
Isso funciona especialmente bem se você tiver um produto ou serviço técnico ou que requeira suporte. Não é difícil entender que quanto mais alguém está familiarizado com a conta, os produtos, o maquinário, o equipamento ou a forma de fazer negócios de outra pessoa, é muito mais fácil fazer negócios com essa organização. Nesse cenário, você simplesmente designa pessoas dedicadas à conta para lidar pessoalmente com as contas de seus clientes.
- Velocidade de serviço ou entrega.
Uma das formas de se diferenciar é garantir uma entrega dentro do prazo ou mais rápida. É muito conhecido e aceito que a entrega no prazo é um componente chave para a cobrança de preço total ou máximo. É também um componente no que se refere à prestação de serviços e produtos de valor agregado.
- Insider information.
Isso é muito comum quando as pessoas estão vendendo informações relacionadas a ações, títulos, informações financeiras ou qualquer coisa relacionada a informações ou dados específicos de tempo. Utilizando este processo, você pode querer considerar um boletim informativo regular que atualiza os clientes regularmente no que se refere a informações muito importantes e importantes que eles precisam ter.
Essas 10 maneiras de agregar valor podem ser aplicadas a você em sua atividade de vendas do dia-a-dia. Não há dúvida de que requer criatividade, inovação e disposição para superar a concorrência. Mas a triste verdade é que se você continuar a vender da maneira que sempre fez, o preço continuará a governar e eu garanto que você terá um concorrente que pegará uma ou várias dessas 10 ideias e as colocará em prática. Seu desafio? Faça isso antes que eles façam!
Mais Postagens
Como Ser um Bom Vendedor de Planos de Saúde: Dicas e Estratégias Essenciais
Como Fazer com que Seu Cliente se Decida pela Compra: Um Guia Completo para Vendedores
Como Ter Segurança em Uma Negociação: Estratégias para Negociar com Confiança e Eficiência