Desde o surgimento da Internet, no entanto – e, em particular, o surgimento das mídias sociais – o comportamento do cliente mudou drasticamente. A mídia social não apenas se tornou uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de marketing (quase metade dos usuários do Facebook “recomendou” uma marca), os clientes hoje também esperam que seu relacionamento com as marcas vá além do valor de uso de seus produtos.
Em vez do modelo tradicional de “pressão” de campanhas de marketing, o marketing de engajamento atrai as pessoas contando histórias, estimulando conversas e atendendo às necessidades e interesses dos clientes. O objetivo é envolver os clientes em um relacionamento mais profundo e sustentado com um determinado produto ou marca. “Se você apenas falar com os clientes sobre o que você vende, eles têm a opção de se desligar”. “O lema do marketing de engajamento é:‘ Não pergunte como você pode vender, mas como você pode ajudar ’”.
Aqui estão cinco dicas importantes para empresas que buscam engajar autenticamente seus clientes:
- Ofereça valor real aos clientes
“O marketing de engajamento significa liderar com conteúdo, não com produtos”. E esse conteúdo deve ser genuinamente útil para seus clientes para que seja uma estratégia de engajamento significativa.
“É a publicidade como um serviço, em oposição à publicidade como interrupção”. “Basicamente, você está oferecendo valor aos clientes em troca de sua atenção.”
- Construa uma comunidade
“Uma parte importante do marketing de engajamento é dar aos clientes a oportunidade de um diálogo – não apenas com sua marca, mas entre si”. Você pode iniciar a conversa pedindo opiniões e insights, avaliando tendências interessantes e reunindo clientes em comunidades de compartilhamento social online.
“Quando os clientes se envolvem com você nas redes sociais, você pode alavancar a lealdade deles à sua marca”. “Muitos deles serão os evangelistas que ajudarão a espalhar a palavra.”
- Inspire as pessoas
“As pessoas valorizam informações úteis e conveniência”, “mas também querem se inspirar!”
Uma forma de inspirar os clientes é compartilhar a visão da sua marca. Uma empresa de vidro, lançou um vídeo onde mostra as possibilidades inspiradoras de um dia no futuro próximo, quando o vidro de alta tecnologia que ela produz está nas casas e escritórios de clientes comuns. “Você está tentando pintar um quadro do futuro que seja inspirador e mostre que desempenha um papel importante nesse futuro”. Isso é especialmente relevante para empresas que estão tentando construir tecnologia de próxima geração.
Outra forma de inspirar é fazer da sua marca um agente de impacto social.
- Continue a conversa
Parte do que significa ter uma abordagem “sempre ativa” do marketing é que você está em constante diálogo com os clientes.
Para fazer isso bem, é necessária inovação frequente. Também significa permanecer relevante e responsivo aos problemas do cliente à medida que eles surgem. Empresas altamente responsivas são rápidas em eliminar problemas de serviço pela raiz por meio de comunicações delicadas – evitando erros de relações públicas que podem rapidamente se tornar virais de clientes bem conectados.
Se o marketing funciona melhor quando os clientes sentem que têm um relacionamento genuíno com uma marca – interessante, mutuamente benéfico e estável – esse relacionamento precisa ser mantido.
“O objetivo final do engajamento é construir uma conexão emocional com a marca”. “É um processo que leva à intimidade e defesa. Não é uma única transação, mas uma conversa contínua. Você não pode esperar que os clientes sintonizem apenas quando você tiver um produto para lançar. Você precisa ter uma presença constante.”
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