Digamos que você possui uma loja de varejo que está um shopping bem movimentado. Você passa um dia na entrada principal do seu negócio, cumprimentando as pessoas que entram. Seu objetivo é conhecer melhor seus clientes, então você pergunta a eles: “Por que você veio à minha loja hoje?”
Aqui está o que você descobre:
- Observadores
Alguns visitantes estão “apenas olhando”. Eles não estão atrás de nada em particular. Eles estão se divertindo fazendo compras e querem ver o que você tem que pode chamar a atenção deles. Eles podem até estar procurando uma loja diferente, mas se perderam em todo o tráfego do shopping.
- Caçadores de pechinchas
Alguns compradores ouviram que você está com uma promoção. Eles querem ver se eles podem encontrar uma pechincha.
- Compradores
Algumas pessoas estão lá em missão. Eles sabem exatamente o que querem e estão lá para conseguir.
- Pesquisadores
Alguns estão pesquisando. Eles têm uma ideia geral do que procuram, mas querem comparar opções e preços.
- Novos clientes
Alguns são clientes relativamente novos. Eles gostaram da última visita à sua loja e estão de volta para saber mais sobre o que você oferece.
- Clientes insatisfeitos
Alguns estão lá para devolver algo. Por algum motivo, uma compra anterior não lhes agradou. Eles querem atendimento ao cliente.
- Clientes leais
Alguns são seus melhores clientes. Eles voltam com frequência e adoram fazer compras com você.
Essa é uma avaliação justa do que um dono de loja local pode determinar ao cumprimentar os compradores por um dia? Isso não seria uma informação valiosa – especialmente se permitir que você atenda mais às necessidades específicas de cada um desses tipos de clientes?
Adivinhe: a mesma coisa se aplica à sua loja de comércio eletrônico. Se você puder aprender a identificar seus diferentes tipos de clientes e como lidar com eles, sua capacidade de converter esses clientes aumentará.
Muitas vezes, há um bloqueio não realizado entre um site de comércio eletrônico e taxas de conversão mais altas. Escritores e designers de sites muitas vezes não atendem às necessidades de mais de um ou dois tipos de clientes. O resto é negligenciado.
É por isso que eles saem rapidamente.
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