O fechamento de uma venda é o momento em que o vendedor mais espera. É nessa hora que ele recebe o mérito de todo o trabalho feito desde o momento do primeiro contato com o cliente, até o momento em que o cliente resolve fechar o negócio e em alguns casos, isso pode ter passado por vários meses.
Toda venda tem a hora certa para acontecer, então qual seria esta “hora certa” para fechar uma venda?
Veja a seguir algumas dicas para identificar qual é a hora certa de fechar a venda.
fique atento aos sinais que o cliente dá durante seu atendimento
O ideal é sempre equilibrar o anseio de convencer o cliente de que o seu produto atende às necessidades dele e os desejos do cliente com os sinais emitidos por ele próprio durante a negociação. É esta sensibilidade que dá o tom entre ser incisivo demais ou deixar de incrementar o discurso de venda.
Fique atento nas perguntas que o seu cliente faz durante a conversa. O momento em que ele começa a se interessar pelo preço, este é o primeiro sinal de que ele já está satisfeito com as explicações dadas sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.
Identifique o grau de interesse do cliente
Um dos maiores erros cometidos por muitos vendedores, é não perceber quando o cliente está apenas curioso ou especulando, sem a real intenção de adquirir seu produto ou serviço. Com esta consciência, é possível alimentar a curiosidade dele e conseguir gerar uma expectativa maior em torno do que você está oferecendo.
É preciso criar a necessidade a partir de detalhamentos das características e benefícios do produto. Coloque-se no lugar do cliente e perceba o que em seu discurso poderia despertar o desejo de compra, somente depois é que você deve partir para o incentivo ao fechamento do negócio.
Pergunte ao cliente se ele deseja mais informações
Cada vendedor tem seu feeling para identificar quando o cliente já está satisfeito com as informações sobre o produto ou serviço. A partir deste momento, já é hora da atitude vendedora.
Pergunte ao seu cliente o que mais ele precisa saber antes de fechar aquela compra. Seja direto, objetivo e conduza o cliente à conclusão do negócio. Se ainda houverem dúvidas, o cliente irá expressá-las e aí aumentam ainda mais as chances de a venda ser concretizada.
Chame o cliente para a conclusão da venda
Se ainda assim o cliente não conseguir se decidir pelo fechamento do negócio, use comandos de ação com frases do tipo “qual seria melhor forma de pagamento para o sr.?”. Dependendo do seu tipo de negócio, você também pode programar uma data para o cliente efetuar o pagamento e você já dar inicio a todo o processo de venda do seu produto ou serviço, garantindo assim a venda.
Evite dar desconto, pois o desconto em alguns casos pode acabar desvalorizando seu produto ou serviço e até mesmo mostrar um certo desespero em querer fechar a venda a qualquer custo!
Seja paciente, afinal de contas, nenhum cliente gosta de ser pressionado !
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