
Este método de venda utilizada há anos por corretores de planos de saúde, ainda é utilizado nos dias de hoje, mas será que ainda vale a pena ?
O que é vender de porta em porta ?
Vender de porta em porta consiste em o corretor de plano de saúde sair de sua casa todos os dias, escolher um bairro ou uma localidade e oferecer seu produto de casa em casa, loja em loja etc…
Agora vamos ver quais a vantagens e desvantagens sobre esta técnica de vendas.
Vantagens
Umas das vantagens de vender de porta em porta é o contato presencial com o cliente, desta forma é possível criar um relacionamento com ele, fazer a leitura dos seus gestos corporais, ver o humor do cliente e você poderá usar estas informações a seu favor.
Além de que no atendimento presencial, você pode passar todas as informações imediatamente ao cliente, assim como tirar todas as dúvidas que ele tiver sobre o plano oferecido.
Desta forma o corretor pode usar argumentos para convencer o cliente ou criar a necessidade de que ele precisa do plano de saúde.
Com o atendimento presencial, o cliente não se esconde ou você precisa esperar ele te responder para que você possa continuar prestando o atendimento a ele.
Desvantagens
Agora que já falamos das vantagens da venda porta em porta, vamos as suas desvantagens…
Vender de porta em porta requer tempo, disciplina e muita dedicação, além dos gastos financeiros, pois será preciso do corretor se deslocar para a localidade que ele escolheu trabalhar naquele dia, com isso será necessário gastar passagem caso utilize transporte público, ou combustível, caso seu transporte seja particular.
Sem contar que trabalhando na rua, o corretor precisará gastar com alimentação, já que não fica viável levar comida de casa, como poderia ser feito caso ele estivesse trabalhando dentro de uma empresa, onde é disponibilizado refeitório para os funcionários.
Tempo gasto
Outra desvantagem de vender de porta em porta é o tempo gasto no deslocamento até o local onde o corretor irá desenvolver seu trabalho, pois dependendo da cidade, o corretor irá ter que enfrentar grandes congestionamentos.
Visitas aos clientes também podem ser demoradas, cansativas e no final o corretor receber um não, com isso o dia passa e o corretor não consegue sequer fazer uma venda.
Cliente desinteressado
Vender de porta em porta é sinônimo de querer vender o seu produto ou serviço para uma pessoa que não está interessada nele. Você estará atirando para todos os lados tentando acertar desesperadamente o alvo.
Panfletagem
Há também corretores que utilizam panfletagem para divulgar seu trabalho e muitas das vezes paga alguém para ficar nas ruas distribuindo-as. Isso gera custo e no final das contas, o corretor não consegue saber se o gasto que ele teve foi vantajoso ou não, pois ele não consegue mensurar se esta prática lhe trouxe o retorno esperado.
O que fazer ?
Agora que você já viu as vantagens e as desvantagens de ser um vendedor de porta a porta, certamente você viu que não é uma técnica muito produtiva para você. Mas então o que fazer ?
Comprar leads de planos de saúde
Certamente você já ouviu este termo leads de planos de saúde, pois muitas empresas e corretores utilizam as leads para conquistar novos clientes de forma online sem precisar sair de casa.
O lead consiste em dados de potenciais clientes que estão interessados em seu produto ou serviço, desta forma você não precisa ir atrás do cliente como a técnica de porta em porta, pois as leads são clientes que sinalizaram a intenção de compra, ou seja, vieram até você.
Assim fica muito mais fácil de trabalhar o cliente, pois ele já está interessado no que você tem a oferecer e não é preciso você ter nenhuma ferramenta especial para poder trabalhar com a lead.
Aqui na Banca de Leads, nós disponibilizamos diversas leads para todo o Brasil, temos leads de planos de saúde empresarial e adesão.
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