O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. O envio de mensagens rápidas e os recursos multimídias permite que você crie uma relação mais próxima com a sua audiência.
No entanto, grande parte dos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios.
A mistura entre conta pessoal e profissional é uma das principais dificuldades para criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do público.
Por isso, é fundamental conhecer os melhores segredos para encantar os clientes neste aplicativo. Vamos para algumas dicas que lhe ajudará a atender seus clientes
- Use o WhatsApp Business
O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.
O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.
Foi-se o tempo em que o marketing era baseado no “achismo”. Agora, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação.
Os números facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business.
Para se ter uma ideia, o aplicativo fornece informações importantes como: quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.
Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros.
- Aposte na função catálogo
Desde o ano de 2018 o WhatsApp já estudava disponibilizar uma função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business.
Já no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.
A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.
Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.
É importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!
- Dedique tempo para o atendimento
Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta.
Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento.
Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência.
Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet.
- Automatize os processos
O trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação.
Imagine a dificuldade para enviar uma mensagem personalizada para cada usuário?
Para facilitar a sua rotina, foi criado a linha de transmissão. Ela aumentará a sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.
O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos.
É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista.
Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.
- Entenda o estágio do cliente
O seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal, cada contato da sua lista de transmissão estará em um estágio diferente.
Portanto, o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para o usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há bastante tempo comunicando com a sua equipe.
Uma dica bastante interessante é criar um cronograma de mensagens.
Na prática, você já pode deixar separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo de funil.
Sem dúvidas, essa organização ajuda o seu cliente a avançar para a outra etapa do funil.
Lembre-se de usar a versão WhatsApp Business para descobrir quem visualizou e leu os seus conteúdos.
- Invista em Marketing de Conteúdo
Uma empresa não pode usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa.
Pelo contrário, deve-se investir também no Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos.
Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.
O Marketing de Conteúdo pode ainda trazer mais confiança do seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda.
Se você tem uma loja de tênis, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas práticas de como conservá-lo mais tempo, como guardar com cuidado, como lavar, entre outras questões.
O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios.
Sem dúvidas, o seu engajamento aumentará no decorrer do tempo. E, se o usuário gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente.
- Divulgue o seu contato
As suas vendas pelo WhatsApp não podem se restringir apenas com os clientes que você já tem o contato. Portanto, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.
Nesse momento, é sempre importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo.
Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital.
Entregue um presente em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books, infográficos e cupons de desconto.
Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde.
Para conseguir esses contatos, você deverá fazer uma landing page com um bom design.
Nela, o potencial cliente deixará o contato e outras informações importantes para o seu negócio. Depois ele se torna um lead e fará parte do seu funil de vendas.
- Seja objetivo
O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo.
Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações.
- Conheça outras funcionalidades
O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories.
Ele faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas.
O recurso também faz parte do WhatsApp. Apesar de ainda não ser um fenômeno no aplicativo, algumas pessoas já publicam conteúdos com frequência nessa ferramenta.
No WhatsApp, o recurso é denominado de Status. É uma excelente alternativa para que você crie urgência com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto.
Com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade.
- Use a linguagem do seu público
A mensagem para o seu cliente não precisa ser formal o tempo todo. Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída.
Se o seu público for mais descolado, aposte nos emojis para conseguir mais aproximação com o seu consumidor.
- Escute o cliente
O bom e velho feedback é fundamental para o seu negócio. Faça uma lista de transmissão com todos aqueles consumidores que efetuaram uma compra nos últimos doze meses.
Pergunte como foi a experiência, quais foram os pontos negativos e positivos do negócio, como foi o pós-vendas, entre outros questionamentos.
Em um primeiro momento, você pode se assustar com as opiniões, mas use cada informação para aperfeiçoar o seu negócio ou para manter aquilo que está trazendo bons resultados desde o início.
- Treine a sua equipe
Depois de ouvir o feedback dos seus clientes, treine os seus colaboradores para que a mensagem seja enviada da melhor forma possível.
Se possível, procure oferecer treinamentos sobre empatia, como solucionar problemas com agilidade, o que fazer em situações de conflitos e como inovar no atendimento.
É importante também ouvir os colaboradores para que eles compartilhem quais são as suas principais dificuldades. Dessa forma, será possível criar um treinamento mais personalizado.
No WhatsApp, não adianta vender o seu produto ou serviço a todo o custo. Você só vai prejudicar a sua reputação e ganhar a impaciência dos seus clientes.
Teste novos formatos de conteúdo, use a linguagem da sua audiência e automatize os processos para aumentar as suas vendas.
Lembre-se que o WhatsApp Business é a melhor opção para conversar com os consumidores no aplicativo, pois gera mais credibilidade e traz funcionalidades que impactam em seu negócio.
Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp.
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