Banca de Leads

Leads de Planos de Saúde

12 Dicas para vender no Whatsapp

O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. O envio de mensagens rápidas e os recursos multimídias permite que você crie uma relação mais próxima com a sua audiência.

No entanto, grande parte dos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios.

A mistura entre conta pessoal e profissional é uma das principais dificuldades para criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do público.

Por isso, é fundamental conhecer os melhores segredos para encantar os clientes neste aplicativo. Vamos para algumas dicas que lhe ajudará a atender seus clientes

  1. Use o WhatsApp Business

O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.

O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.

Foi-se o tempo em que o marketing era baseado no “achismo”. Agora, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação.

Os números facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business.

Para se ter uma ideia, o aplicativo fornece informações importantes como: quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.

Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros.

  1. Aposte na função catálogo

Desde o ano de 2018 o WhatsApp já estudava disponibilizar uma função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business.

Já no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.


Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

É importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!

  1. Dedique tempo para o atendimento

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta.

Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento.

Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência.

Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet.

  1. Automatize os processos

O trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação.

Imagine a dificuldade para enviar uma mensagem personalizada para cada usuário?

Para facilitar a sua rotina, foi criado a linha de transmissão. Ela aumentará a sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.

O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos.

É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista.

Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.

  1. Entenda o estágio do cliente

O seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal, cada contato da sua lista de transmissão estará em um estágio diferente.

Portanto, o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para o usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há bastante tempo comunicando com a sua equipe.

Uma dica bastante interessante é criar um cronograma de mensagens.

Na prática, você já pode deixar separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo de funil.

Sem dúvidas, essa organização ajuda o seu cliente a avançar para a outra etapa do funil.

Lembre-se de usar a versão WhatsApp Business para descobrir quem visualizou e leu os seus conteúdos.

  1. Invista em Marketing de Conteúdo

Uma empresa não pode usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa.

Pelo contrário, deve-se investir também no Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos.

Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.

O Marketing de Conteúdo pode ainda trazer mais confiança do seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda.

Se você tem uma loja de tênis, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas práticas de como conservá-lo mais tempo, como guardar com cuidado, como lavar, entre outras questões.

O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios.

Sem dúvidas, o seu engajamento aumentará no decorrer do tempo. E, se o usuário gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente.

  1. Divulgue o seu contato

As suas vendas pelo WhatsApp não podem se restringir apenas com os clientes que você já tem o contato. Portanto, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.

Nesse momento, é sempre importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo.

Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital.

Entregue um presente em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books, infográficos e cupons de desconto.

Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde.

Para conseguir esses contatos, você deverá fazer uma landing page com um bom design.

Nela, o potencial cliente deixará o contato e outras informações importantes para o seu negócio. Depois ele se torna um lead e fará parte do seu funil de vendas.

  1. Seja objetivo

O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo.

Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações.

  1. Conheça outras funcionalidades

O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories.

Ele faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas.

O recurso também faz parte do WhatsApp. Apesar de ainda não ser um fenômeno no aplicativo, algumas pessoas já publicam conteúdos com frequência nessa ferramenta.

No WhatsApp, o recurso é denominado de Status. É uma excelente alternativa para que você crie urgência com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto.

Com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade.

  1. Use a linguagem do seu público

A mensagem para o seu cliente não precisa ser formal o tempo todo. Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída.

Se o seu público for mais descolado, aposte nos emojis para conseguir mais aproximação com o seu consumidor.

  1. Escute o cliente

O bom e velho feedback é fundamental para o seu negócio. Faça uma lista de transmissão com todos aqueles consumidores que efetuaram uma compra nos últimos doze meses.

Pergunte como foi a experiência, quais foram os pontos negativos e positivos do negócio, como foi o pós-vendas, entre outros questionamentos.

Em um primeiro momento, você pode se assustar com as opiniões, mas use cada informação para aperfeiçoar o seu negócio ou para manter aquilo que está trazendo bons resultados desde o início.

  1. Treine a sua equipe

Depois de ouvir o feedback dos seus clientes, treine os seus colaboradores para que a mensagem seja enviada da melhor forma possível.

Se possível, procure oferecer treinamentos sobre empatia, como solucionar problemas com agilidade, o que fazer em situações de conflitos e como inovar no atendimento.

É importante também ouvir os colaboradores para que eles compartilhem quais são as suas principais dificuldades. Dessa forma, será possível criar um treinamento mais personalizado.

No WhatsApp, não adianta vender o seu produto ou serviço a todo o custo. Você só vai prejudicar a sua reputação e ganhar a impaciência dos seus clientes.

Teste novos formatos de conteúdo, use a linguagem da sua audiência e automatize os processos para aumentar as suas vendas.

Lembre-se que o WhatsApp Business é a melhor opção para conversar com os consumidores no aplicativo, pois gera mais credibilidade e traz funcionalidades que impactam em seu negócio.

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp.