Não estamos falando neste post sobre inteligência, imaginação, experiência, conquistas passadas, trabalho duro, riqueza, popularidade ou boa sorte. Esses são todos bons de se ter. Mas nenhum deles – nem mesmo todos – garante que você será eficaz no que se propõe a fazer. A eficácia é um tópico totalmente separado, que não recebe muita atenção, mas é muito importante para os líderes adotarem. É por isso que confiamos demais em todos esses outros atributos à medida que nos esforçamos para ser mais eficazes. Quando falhamos ou não nos sentimos dotados dessas qualidades, desistimos.
Aqui está o que significa ser eficaz. Simplificando, a eficácia pessoal é a capacidade de fazer as coisas. Eficácia não é eficiência – trata-se de fazer as coisas bem, em vez de fazer as coisas rapidamente. Eficácia é o que eleva seus níveis pessoais de desempenho, realização e satisfação. A eficácia é uma habilidade, não um traço de personalidade. Portanto, pode ser aprendido.
1. Seja mais eficaz sendo sábio ao avaliar as escolhas que você faz
Uma decisão é um julgamento. É uma escolha entre alternativas. A maioria das escolhas não são sobre absolutos como certo versus errado. Normalmente, existem apenas diferentes cursos de ação a serem considerados.
Começar com opiniões em vez de começar com fatos lhe dá a chance de avaliar quanta emoção você está lidando. Se você perguntar os sentimentos iniciais dos outros sobre um assunto, você liberará os membros de sua equipe (família, círculo social) para dizer o que estão pensando, em vez de sentir que os fatos que você descreveu são um curso de ação predeterminado.
Ao ouvir as opiniões, classifique o que é relevante para a escolha que você deve fazer. Filtre com cuidado para não ficar preso em emoções, retórica ou pensamento de grupo. Faça perguntas para ter certeza de que uma escolha é necessária – talvez duas soluções possam coexistir ou talvez todos possam fazer suas próprias escolhas nesse assunto. Fazer pequenos ajustes é mais fácil do que fazer mudanças por atacado… então considere o simples primeiro.
Depois de ter feito sua escolha, comunique-a claramente e seja firme em vê-la até o fim. Nunca seja “indeciso” porque isso prejudicará sua credibilidade. Mas isso não significa ser rígido. Se surgirem novas informações ou a situação mudar, será hora de uma nova decisão. Se você mudar de rumo, reconheça que estava totalmente comprometido com a primeira escolha e que estava errado. Explique quais novas informações fizeram com que você mudasse.
2. Seja mais eficaz sendo credível na forma como fala e age
Explique suas decisões de maneira lógica. Use fatos, não emoções, como base para sua decisão. Mesmo que você esteja tomando decisões baseadas em pessoas e deva levar em conta o impacto nas pessoas, avalie também as implicações lógicas. Esteja confortável o suficiente com sua própria decisão de tomar e responder a perguntas sobre isso.
Evite palavras como: talvez, mais ou menos, eu acho, eu me pergunto. Fale decisivamente para inspirar confiança.
Não dilua a eficácia de suas decisões tentando agradar a todas as pessoas o tempo todo. Saiba que você não será capaz de fazer isso ou lidar com isso corretamente se estiver tentando apaziguar a todos com sua decisão.
Não ignore os riscos. Compreendê-los e enfrentá-los imediatamente. Reconheça-os abertamente para que outros possam ver como você encarou toda a situação.
Menos é mais – mantenha suas mensagens simples e diretas. Não esconda informações, mas não sinta que precisa entrar em detalhes, a menos que outros perguntem.
3. Seja mais eficaz mostrando previsão
Ser eficaz e confiável coloca você em uma posição em que os outros buscarão suas ideias e opiniões. Você pode aumentar sua eficácia tornando-se adepto da previsão de resultados prováveis e da solução de problemas para evitar problemas prováveis.
Não ignore problemas ou dissensões que borbulham ao seu redor. Em vez disso, quando tudo parece estar indo bem, tenha a previsão de perguntar sobre ameaças potenciais e procurar continuamente novas e melhores maneiras de fazer as coisas. Ser complacente pode significar que você será pego de surpresa quando for tarde demais para se ajustar.
Mostrar previsão não requer uma bola de cristal. Requer ficar envolvido com os outros, fazer perguntas e ouvir suas opiniões. Valorize e busque a opinião dos outros com a maior frequência possível.
4. Seja mais eficaz ao lidar com problemas com confiança
Haverá problemas em sua vida e em seu local de trabalho. Desmoronar não é uma maneira eficaz de lidar com esses problemas.
Para lidar de forma mais eficaz com os problemas que você encontra, tente isso. Rotule seus problemas e lide com eles de maneira desapaixonada. Concentre-se primeiro nas soluções e depois, em particular, nas emoções. Simplesmente assumir o controle o tornará mais eficaz. Aqui estão cinco maneiras de compartimentar problemas e lidar com eles:
Problemas factuais têm uma resposta que é certa ou errada. Um pouco de pesquisa geralmente pode resolver esses problemas muito rapidamente. Não ensopado e fermentado sobre isso. Eles não valem o tempo.
Problemas operacionais dizem respeito a sistemas, práticas de trabalho, processos ou tecnologia. Os problemas aqui, especialmente os recorrentes, podem ser muito profundos. Pode levar muito tempo para analisar esse tipo de problema e corrigir cada camada. Não resolva esses grandes problemas sozinho. Envolva as pessoas mais próximas do trabalho e confie nelas uma solução.
Os problemas táticos são aqueles que podem atrapalhar o alcance de seus objetivos. Esses são os problemas incômodos, os pequenos incêndios que você apaga no seu trabalho diário. Eles roubam seu tempo e tiram seu foco do que realmente importa. A melhor maneira de lidar com esses problemas é proativamente. Você deve antecipar esses problemas e resolvê-los desde o início. Não deixe que esses problemas se tornem sua desculpa para procrastinar o que é realmente importante.
Os Problemas Estratégicos estão relacionados aos objetivos mais amplos da organização. Você coloca o negócio ou a família em risco se não fornecer soluções rápidas, completas e adequadas. Para evitar esses problemas, trabalhe no hábito acima chamado “Mostrar previsão” para solucionar e antecipar problemas.
Os problemas com as pessoas são os mais difíceis de lidar porque não queremos nos envolver em nada confuso. Nos negócios, a maioria dos problemas com os quais os gerentes de linha de frente lidam são relacionados às pessoas. Isso inclui decisões relacionadas à contratação, demissão, mudança, reestruturação, promoção, motivação, coaching, etc. Cada uma dessas decisões tem um impacto em uma pessoa e muitas vezes em uma equipe inteira. Parar em soluções para os problemas das pessoas causa muito mais problemas do que lidar diretamente com eles à medida que surgem.
Muitos líderes perdem seus seguidores porque não demonstram confiança na resolução de problemas. A confiança vem de ser capaz de avaliar a urgência e responder adequadamente e de entender a necessidade de estabilizar uma situação antes de diagnosticá-la.
5. Seja mais eficaz ao lidar com seus erros com honra
Para ser eficaz, você deve estar disposto a cometer um erro.
Às vezes, você tem que agir antes de ter certeza do resultado. Algumas pessoas evitam qualquer ação porque têm medo do que acontecerá se falharem ou cometerem um erro. Em última análise, eles têm medo do que as pessoas vão dizer ou pensar sobre eles. É impossível ser eficaz se você simplesmente ficar em um só lugar.
O que esquecemos, especialmente no holofote gritante que parece um erro, é que todos cometem erros e que não há problema em cometer erros. Os erros são uma oportunidade de aprender. Você crescerá e se tornará mais eficaz se cometer erros ocasionalmente.
Quando você comete um erro, o que mais importa é como você lida com isso. Não culpe os outros. Não negue que um erro foi cometido. Não fique na defensiva. Seja responsável por isso e descreva o que você aprendeu e fará diferente na próxima vez. As pessoas admiram essa resposta e irão respeitá-lo quando você assumir seus próprios erros.
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